Como funcionam as Redes Sociais no Franchising

Reading time: 3 minutes

Hoje as redes sociais são consideradas os principais canais de interação do usuário com a marca

Hoje em dia é impossível ficar fora das Redes Sociais e esse assunto sempre gera dúvida no mercado de franquias. É comum se sentir em uma encruzilhada quando o assunto é escolher as melhores estratégias digitais. Não há regra fixa, mas geralmente encontramos dois cenários: o primeiro é aquele em que a estratégia e o conteúdo gerados são gerenciado exclusivamente pela franqueadora, sistema muito utilizado pelas maiores Redes de Franquias de produtos. O segundo é a estratégia de administrações independentes, que é mais utilizadas nos segmento de serviços.

Independente da estratégia, todas elas são traçadas com uma certeza: hoje as redes sociais são consideradas os principais canais de interação do usuário com a marca. Por isso, pensar com cuidado em cada conteúdo que será divulgado se torna uma tarefa importante, que deve ser desenvolvida por especialistas do assunto. Esse profissional precisa levar a marca a interagir em diversos canais, a fim de engajar e oferecer conteúdo relevantes para atrair novos clientes, portanto é essencial que ele esteja por dentro de tudo que envolve o modelo de negócio da Rede Franqueada.

Em busca desse trabalho, algumas franqueadoras optaram com sucesso pelas terceirizações. Mas, existem também aquelas que preferem trabalhar a estratégia e a gestão dentro do próprio departamento de marketing da franqueadora e, em sua maioria, não oferecem permissões para que as franquias criem o seu próprio canal de mídia social.

Tudo pode ser feito porém é imprescindível não esquecer que as Redes Sociais têm o poder de construir e de destruir a reputação de uma marca. Então, fique atento e faça com que as experiências negativas se revertam em fidelização do cliente. Corrija, resolva, se desculpe e encontre a solução para o problema ocorrido. Uma situação problemática bem conduzida e bem solucionada desperta surpresa e quase sempre causa uma boa impressão.

São muitos os avanços do marketing digital em relação às estratégias de comunicação para Redes Sociais, principalmente com o crescimento do Inbound Marketing  e o Growth Hacking. Saber que hoje quase ninguém está fora das Redes Sociais já é um passo na direção dessas descobertas.

Para ajudar nessa caminhada separei alguns pontos importantes para questionar a franqueadora e descobrir em qual cenário você deverá trabalhar a sua Rede Social com sucesso.

1)      Site: é responsivo? Está integrado com diversos canais? Como é feito a gestão de contatos (leads) desse canal? A franquia tem um subdomínio próprio? Como é feita a atualização do mesmo?

2)      Planejamento digital: Quais os conteúdos gerados? Qual o perfil do usuário? O que eles querem, pensam e ouvem sobre a marca? Quais desafios a marca quer solucionar e como comunicar isso nas Redes Sociais?

3)      Redes Sociais: Cada franquia possui a sua página ou o canal pertence exclusivamente a franqueadora?

4)      Gestão de contato: Como os contatos são direcionados para as franquias? Quem é responsável em relacionar e engajar com o lead gerado?

5)      Sistemas: Quais os sistemas utilizados para gerenciamento dos contatos? A franquia tem liberdade em contratar outro sistema ou algum que a franqueadora ainda não utiliza? Ao contratar é possível fazer integração com os canais que pertencem a franqueadora ou a franquia?s que pertencem a franqueadora ou a franquia?

Se você se sentiu provocado com este texto, bingo ! Esta foi a nossa intenção, desejamos sucesso e vamos caprichar nas mídias sociais.

Escrito por: Natália Lazarini (CEO da DLOOP Comunicação para Franquias e Redes) e Ernani Assis

Fonte: www.suafranquia.com