Facebook e Instagram para negócios: 9 coisas que você precisa saber

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Não basta que a sua marca esteja presente nas redes sociais. É preciso muito mais esforço do que isso. E quem dá essas dicas é o professor da Escola de Negócios de maio da CDL Caxias, o CEO da Viva Marketing Digital, Mario José Mion:

  • Tenha uma estratégia de marketing digital: “Não dá para sair postando de qualquer forma.”
  • Invista nas tendências: “As pessoas hoje olham muito os Stories, por exemplo, e a maioria das empresas ainda não está investindo nos Stories, o forte do momento, além das lives. Preste atenção às tendências, que daqui a 15 dias já podem ser outras.” Já damos algumas dicas sobre as estratégias que podem ser usadas na hora de promover a sua empresa nos Stories do Instagram. Veja aqui.
  • Não pense que uma única postagem vai vender o seu produto. “Rede social é para você fortalecer sua marca, entregar conteúdo… para vender é Google. Imagine alguém que acordou de manhã e decidiu comprar um carro. Vai entrar no Google ou então ir direto na loja, dificilmente vai procurar no Face. Lógico que um anúncio de Face também estimula a comprar, mas as redes sociais e o Google precisam estar interligadas, para que a estratégia funcione. Não adianta ter as coisas isoladas, tem que ter uma campanha completa, um plano de marketing digital que envolva tudo isso.”
  • Anuncie. “Hoje, grande parte das empresas não anuncia e o Facebook, há alguns meses, mudou o seu código e começou a mostrar as postagens para apenas 2% dos seguidores das páginas. Para aparecer, precisa impulsionar, fazer campanhas para alcançar mais pessoas. Tem que criar uma persona, entender quem é o público que quer trabalhar, achar esse nicho e fazer um anúncio para ele. Quanto mais seguidores qualificados, maior a chance de vender.”
  • Ofereça conteúdo relevante nos seus posts. O Facebook não dá muito espaço para páginas que querem apenas vender com posts comerciais.
  • Faça testes de anúncios até encontrar as estratégias que funcionam melhor para as suas páginas. O recomendado é começar investindo pouco e ir adaptando as campanhas.
  • Interaja com as pessoas: quando fizer um post na página da empresa, acompanhe os comentários, responda, curta, compartilhe menções… converse com seu público na sua rede. Além de causar uma boa impressão aos seus clientes, o Facebook também entende que existe o interesse daquela pessoa na sua página e passa a mostrar mais os seus posts para ela.
  • Não entre em grupos para postar propagandas, entre para interagir com as pessoas (essa é a função dos grupos). “Os grupos foram feitos para comunidade, para que as pessoa se relacionem”.
  • Cogite a hipótese de contratar uma agência especializada para cuidar do seu marketing digital: “Ou você vende ou você cuida do seu marketing. Normalmente, as empresas tentam fazer elas mesmas, mas perdem tempo e jogam dinheiro fora com isso. O ideal é ter uma agência por trás ou alguém especializado em marketing, que te ajude nessa área. Já vi diversas empresas começarem e pararem o marketing, porque não conseguem cuidar de tudo. A presença digital pode ser muito boa e passar uma imagem positiva ou pode ser muito ruim e passar uma imagem negativa. Ou seja, ou se faz bem feito ou melhor não fazer.”

Fonte: blog.cdlcaxias.com.br