Marketing 4.0 na prática.

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Marketing e Vendas não devem viver separados, mas infelizmente no Brasil isso é uma grande realidade, os dois setores não se conversam. As equipes de Vendas acham que o Marketing poderia fazer mais e melhor e a equipe de Marketing acha a equipe de vendas despreparada e lenta, mas raramente conversam.

Existem mudanças importantes que marcaram a migração para o marketing 4.0: Google, Redes Sociais e os Serviços.

Quando desejamos algo para comprar, raramente saímos de loja em loja buscando o produto o serviço, vamos direto para o Google e de lá visitamos sites, blogs, e-commerce, landpages, etc. Depois de praticamente decididos, vamos se for necessário para a loja física. Nesse ponto o vendedor tradicional não não tem mais a mesma função que tinha antes, raras as vezes, agora o novo vendedor precisa estar muito mais informado ou conectado para receber alguém que já sabe muito sobre seu produto e serviço, esta é a mudança principal. Informação e integração social.

Nas redes sociais os compradores ou leads, estão sendo bombardeados de remarketing, ofertas e facilidades de encontrar o produto desejado, sendo assim, buscar em revistas, jornais, panfletos, entre outros, já não é mais a jornada de compra de seus futuro Cliente. A atenção do Cliente deve ser cada vez rápida e dinâmica, então nossa comunicação deve ser simples e direta, sem grandes textos, mais vídeos e interações pessoais.

Quanto a serviços, eles devem estar intrínsecos no produto, atendimento, pós-venda, relacionamento, integração social, e o namoro como o Cliente não deve acabar na venda. A venda é só uma das interações com o Cliente.

Finalmente entendemos que o Marketing 4.0 vem com a inclusão digital, mas muitos tem a percepção errada, que fazer Marketing Digital é obrigatório mas não necessariamente deva estar integrado a venda offline. É ai que as empresas se enganam e perdem rios de dinheiro em estratégias falhas e equivocadas.

Algumas das principais Características do Marketing 4.0

  • Consumidor com menos tempo e com mais distrações;
  • Humor do consumidor é importante;
  • Integrar o marketing tradicional com o digital;
  • Criar momentos UAU para se destacar;
  • Marketing multicanal;
  • Experiências completas com o consumidor;
  • Integração total entre marca e consumidor;
  • Análise de dados mais específicos;
  • Análise comportamental dos consumidores;
  • Uso de aplicativos mobile;

É preciso levar em conta cada um desses pontos na hora de criar a sua estratégia de marketing 4.0:

  • Interação ONline X OFFline;
  • Presença em diversos canais;
  • Integração com total transparência entre marca e consumidores / empresas e clientes;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Devotos da Marca;
  • Experiência superior que agregue significado para o cliente

Pensando em tudo isso, a Viva uniu os dois conceitos – Vendas Online e Vendas Offline em um fantástico treinamento/mentoria chamado – Target.

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Sucesso – Mion

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